O Grupo de Química Orgânica de Produtos Naturais (GQOPN) desenvolve atividades de pesquisa que objetivam o isolamento, a identificação e síntese de produtos naturais biologicamente ativos provenientes de invertebrados e microorganismos, marinhos e terrestres. A pesquisa do grupo é fortemente direcionada à descoberta de novos compostos orgânicos que apresentem atividades biológicas, com potencial de desenvolvimento farmacológico e biotecnológico.

Atualmente participam no grupo:

Alunos de Doutorado:

  • Fabio Renato Pereira
  • Eli Fernando Pimenta
  • Raquel Peres de Morais
  • Stelamar Romminger

Alunos de Mestrado:

  • Juliana Bergamasco
  • Carolina Megumi Mizuno
  • Erica de Carvalho

Alunas de Iniciação Científica:

  • Marcella Oliva Paganelli
  • Angélica Alves dos Santos

Pesquisadores associados:

  • Miriam Harumi Kossuga

Os alunos de mestrado e doutorado estão vinculados aos programas de pós graduação do Instituto de Química de São Carlos e de Biotecnologia da UFSCar.

Colaborações

Devido à sua natureza interdisciplinar, a pesquisa realizada pelo GQOPN é desenvolvida em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos-SP), Instituto Adolfo Lutz (São Paulo-SP), Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara, SP), Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ), Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR), Universidade Federal do Ceará (Fortaleza-CE), Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp (Campinas, SP), bem como com pesquisadores estrangeiros da University of British Columbia (Vancouver, Canadá).

Isolamento e Determinação Estrutural de Produtos Naturais Bioativos

Os projetos de pesquisa são desenvolvidos em estreita colaboração com o grupo de Ressonância Magnética Nuclear da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenado pelo Professor Antonio G. Ferreira. Tal colaboração objetiva a determinação estrutural, estudos de conformação em solução e estudos de RMN-13C e 15N para melhor compreendermos propriedades químicas e físicas de produtos naturais e sintéticos.

Os projetos também são desenvolvidos em colaboração com o Professor Raymond J. Andersen, do Departamento de Química e do Departamento de Ciências da Terra e dos Oceanos da University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Objetiva o desenvolvimento de novas metodologias para o isolamento de substâncias bioativas, bem como a aplicação de novos bioensaios para a avaliação de atividade biológica dos produtos naturais isolados de organismos marinhos. Tal colaboração envolve o intercâmbio científico, incluindo estágios de doutoramento e pós-doutoramento de alunos brasileiros na universidade de British Columbia.

Ensaios Biológicos e Farmacológicos

O grupo do Professor Manoel Odorico de Moraes e Professora Claudia Pessoa, do Laboratório de Oncologia Experimental da Universidade Federal do Ceará, desenvolve bioensaios de atividade citotóxica em linhagens de células tumorais humanas, objetivando a descoberta de substâncias que apresentem potencial terapêutico para o tratamento de diferentes formas de câncer.

Estabelecemos colaboração com o Dr. André Tempone, pesquisador do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, com o objetivo de descobrir novos modelos de fármacos para o tratamento de Leishmanioses e Doença de Chagas.

Por fim,  colaboração com a Dra. Alexandra Ivo de Medeiros objetiva a descoberta de substâncias com atividade imunomodulatória.

Microbiologia Marinha

Atualmente, desenvolvemos projeto em colaboração com o grupo da Professora Mirna H. R. Seleghim, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar, e com as Dras. Lara D. Sette, Fabiana Fantinatti-Garboggini e Valeria Maia de Oliveira, grupo da Divisão de Recursos Microbianos do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp. Tais colaborações objetivam reforçar estudos de microbiologia marinha, que incluem o isolamento, a purificação, a seleção, identificação e crescimento de microorganismos marinhos para a produção de metabolitos secundários, bem como sua utilização em processos biotecnológicos.

Taxonomia, Ecologia e Biogeografia de Invertebrados Marinhos

No Rio de Janeiro, contamos com a colaboração de pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Drs. Eduardo Hajdu e Guilherme Muricy. Ambos Drs. Hajdu e Muricy são biólogos taxonomistas de Porifera, e participam ativamente das coletas e classificação de esponjas marinhas. O Dr. Márcio Custódio, vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (em SP, capital), desenvolve projeto colaborativo, objetivando estabelecer funções fisiológicas e ecológicas de substâncias isoladas de invertebrados marinhos. A coleta e taxonomia das ascídias é realizada em colaboração com a Professora Rosana M. da Rocha, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná. Projetos desenvolvidos em colaboração com estes biólogos têm por objetivo o levantamento faunístico de esponjas marinhas e ascídias do litoral do Brasil, focalizando a descrição de espécies novas, a ocorrência de espécies já conhecidas, a distribuição geográfica destes animais e sua importância ecológica em seu habitat natural.

Todas colaborações envolvem a participação ativa de pesquisadores de diferentes grupos em distintos projetos de pesquisa. Caso seja de seu interesse, entre em contato conosco.

Professor Roberto G. S. Berlinck
Instituto de Química de São Carlos
Universidade de São Paulo
CP 780, CEP 13560-970
São Carlos, SP – Brasil
FAX: 00-55-16-3373 9952
Fone: 00-55-16-3373 9954

Email: rgsberlinck@iqsc.usp.br